Grêmio estreia com derrota fora de casa no Campeonato Brasileiro 2026


Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA


O Grêmio iniciou sua caminhada no Campeonato Brasileiro de 2026 sem pontuar. Na noite desta quarta-feira, atuando no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Tricolor foi derrotado pelo Fluminense por 2 a 1, em partida válida pela primeira rodada da competição. O gol gremista foi marcado pelo centroavante Carlos Vinícius, na segunda etapa.

O início de jogo foi marcado por forte pressão do time carioca. Logo aos dois minutos, uma falha no miolo da defesa gremista permitiu que John Kennedy recebesse livre na linha defensiva e ficasse frente a frente com o goleiro Weverton, que saiu bem do gol e abafou a finalização, evitando o primeiro gol do Fluminense. Pouco depois, Tetê tentou responder pelo Grêmio ao invadir a área pela direita, mas o chute acabou bloqueado pela defesa adversária.

Com o passar dos minutos, a intensidade do Fluminense diminuiu, e o Grêmio passou a equilibrar as ações, assumindo maior controle da posse de bola e tentando construir jogadas ofensivas com mais organização. Aos 17 minutos, Tetê atraiu a marcação pelo meio e encontrou João Pedro em profundidade pelo lado direito. O lateral cruzou rasteiro, mas a zaga carioca conseguiu afastar no limite da pequena área.

Na sequência, aos 19 minutos, após cobrança de lateral, João Pedro colocou a bola na primeira trave, e Carlos Vinícius ganhou a disputa, girou o corpo e finalizou rente à trave direita do gol defendido por Fábio. O Grêmio seguiu melhor no jogo, explorando os lados do campo com Amuzu e Tetê, mas pecou na definição das jogadas.

A melhor chance gremista no primeiro tempo em bola parada ocorreu aos 30 minutos, quando Edenilson subiu livre em cobrança de escanteio e desviou de cabeça, mas sem direção ao gol. O Fluminense voltou a assustar apenas no fim da etapa inicial, aos 43 minutos, quando Canobbio arriscou de fora da área, mas finalizou por cima da meta.

No intervalo, o técnico Luís Castro promoveu a entrada de Marcos Rocha no lugar de João Pedro. No entanto, o segundo tempo começou de forma desfavorável para o Grêmio. Logo no primeiro minuto, após cruzamento pela direita e desvio de cabeça na área, a bola sobrou para Nonato, que aproveitou rebote de defesa parcial de Weverton para abrir o placar para o Fluminense.

A pressão do time da casa seguiu intensa. Aos sete minutos, Weverton voltou a salvar o Grêmio em finalização de Canobbio cara a cara. Pouco depois, Martinelli também obrigou o goleiro gremista a trabalhar em chute cruzado. Aos 12 minutos, em jogada ensaiada de escanteio, Renê rolou para Lucho Acosta, que finalizou com precisão da entrada da área e ampliou o placar para 2 a 0.

Em desvantagem, o Grêmio tentou reagir e promoveu mudanças, com as entradas de Willian e Pavon. A equipe passou a se lançar mais ao ataque e conseguiu diminuir aos 28 minutos. Após cruzamento de Pavon pela esquerda, Gustavo Martins escorou de cabeça para o meio da área, e Carlos Vinícius apareceu bem posicionado para finalizar e vencer o goleiro Fábio, colocando o Tricolor novamente no jogo.

Nos minutos finais, o Grêmio pressionou em busca do empate e criou boas oportunidades, especialmente com Pavon e Gustavo Martins. A melhor chance veio aos 42 minutos, quando Gustavo Martins finalizou duas vezes dentro da área, mas acabou desperdiçando a oportunidade. Nos acréscimos, Enamorado ainda arriscou de fora da área, exigindo boa defesa de Fábio.

Com o resultado, o Grêmio inicia o Brasileirão sem pontos. Agora, a equipe volta suas atenções para o Campeonato Gaúcho. No sábado, dia 31, o Tricolor enfrenta o Juventude, na Arena, pela última rodada da primeira fase do Gauchão. Já a estreia em casa pelo Brasileirão será na próxima quarta-feira, dia 4, contra o Botafogo, também na Arena.

Joel Sychocki/ Clic Noticias

JOEL SYCHOCKI

Olá! Eu sou Joel Sychocki e é um prazer receber você no Clic Notícias. Nosso objetivo é informar com clareza, responsabilidade e rapidez, trazendo os acontecimentos que realmente importam. Sua presença aqui é muito importante. Seja bem-vindo!

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem